data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Símbolo das tradições gaúchas, a Chama Crioula chegará a Santa Maria neste sábado. Ela será entregue no DT Querência da Medianeira, no Bairro Patronato. A cerimônia está prevista para começar às 10h30min, a partir da chegada da centelha.
O Departamento de Cavalgadas da 13ª Região Tradicionalista carrega a chama que foi acesa em São Pedro do Sul na última quarta-feira. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), e outros chefes de Executivo da região estarão na chegada da Chama Crioula, assim como autoridades do Exército Brasileiro, Aeronáutica e Brigada Militar. A recepção é organizada pela Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2021.
- Santa Maria é terra onde nasceu o militar e escritor regionalista João Cezimbra Jacques, um pioneiro no movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul. Por esse e outros motivos, a Chama Crioula e tudo que envolve a cultura gaúcha têm um significado especial para nós. Além disso, somos sede da 13ª RT, o que também muito nos orgulha - afirma Pozzobom.
Como o projeto Distrito Criativo pode revitalizar o Centro Histórico
Durante a cerimônia, haverá a execução dos hinos brasileiro e rio-grandense e o pronunciamento das autoridades presentes. Para o presidente da 13ª RT, Junior Pozzobon, a Chama Crioula ganha contornos diferenciados durante a pandemia.
- Nesse período pandêmico, as entidades tradicionalistas e outros setores da sociedade estão sofrendo bastante. Essa Chama Crioula para nós representa vida e cultura. Somos homens e mulheres que seguirão lutando pela tradição e, fazendo isso, acreditamos que podemos somar para a população - comenta o presidente da 13ª RT.
A Chama Crioula permanecerá guarnecida pelos integrantes do DT Querência da Medianeira. Em 11 de setembro, de acordo com Junior Pozzobon, ela será distribuída para as 82 entidades que compõem a 13ª RT.
FESTEJOS FARROUPILHAS
Os Festejos Farroupilhas deste ano vão homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. "Caminhos de Anita" pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolta Farroupilha.
O tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita, inserida no contexto da mais longa revolução do Brasil, que durou quase 10 anos. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pelo Rio Grande do Sul contra o Império Brasileiro.
SANTA MARIA
Neste ano, não haverá desfile nos dias 7 e 20 de setembro, mas a tradicional cavalgada da Chama Crioula para entidades tradicionalistas está permitida. Os CTGs também poderão organizar festejos com almoço e/ou jantares, desde que sigam protocolos adotados pelos restaurantes. Não é permitido o uso da pista de dança pelo público, somente é liberada apresentações culturais e artísticas nos palcos.